quarta-feira, 6 de maio de 2009

Viva a diferença!!!




SURDO-MUDO?!... MUDINHO?!... SURDINHO?!...
A Sociedade sempre rotula, de forma preconceituosa, o que não conhece. Não sei quem escreveu, mas achei uma excelente definição quando li, "Preconceito é quando se tem uma opinião, sem conhecimento do fato" E, realmente, quem não conhece de fato, acha que um Surdo também é mudo! E ao verificarmos fisiologicamente percebemos que alguns Surdos não falam, quando não são oralizados, ou seja, não aprenderam a falar através de exercícios fonoaudiológicos. Concluímos que O Surdo é capaz de falar normalmente, pois somente a sua audição é afetada e por isso, a fala precisa ser aprendida já que por não ouvir, a criança Surda não poderá repetir o som como uma criança ouvinte faz em seu processo natural de aprendizagem da fala. Mas, a criança Surda possui um processo de aprendizagem de comunicação diferente da ouvinte e este processo precisa ser estimulado e respeitado, pois se for negada à criança a oportunidade de adquirir e desenvolver uma língua natural, crescerá com um enorme déficit a nível linguístico, que comprometerá todo o seu desenvolvimento, incluindo o social, o que dificultará na construção de sua Identidade Surda. Mas, se a criança for exposta a uma língua gestual naturalmente, poderá adquirir um conhecimento cultural, sobre o mundo e as relações interpessoais, semelhante ao adquirido por uma criança ouvinte. Portanto, o oralismo não deve ser forçado, já que não é um método natural para o Surdo que, poderá, futuramente, optar se deseja ou não ser oralizado.
Quem não conhece de fato, chama os Surdos no diminutivo, infantilizando-os, por os considerarem incapazes, inferiores e que necessitam dos nossos cuidados e piedade.
Chegou a hora, de nós, Sociedade majoritária, nós ouvintes, aceitarmos o SER SURDO, abrirmos mão de preconceitos e paradigmas. Respeitarmos sua Cultura, sua língua, sua identidade.
Afinal, ninguém é igual a ninguém. Somos todos diferentes, portanto, viva a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário