sexta-feira, 8 de maio de 2009

EMPATIA


A palavra EMPATIA é, segundo Hoffman (1981), a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.

Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de" "inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

O Filósofo alemão Theodor Lipps (1851-1914) deu a seguinte definição para empatia, "para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte."

Resumindo, EMPATIA é a CAPACIDADE QUE O SER-HUMANO TEM DE SE COLOCAR NO LUGAR DOS OUTROS.

E você? Possui essa capacidade?

Sair do "nosso cantinho", "nosso lugar de conforto" (que criamos, inconscientemente, nos protegendo do mundo) é realmente, muito difícil!

Mas, como iremos, sentir, perceber, entender a "dor do outro"? Chorar com os que choram, alegrar com os que se alegram?

Sozinhos, não conseguiremos. Pois precisamos de um ingrediente principal e especial, o AMOR.

O Amor Philia que Em grego, significa altruísmo, generosidade. Onde a dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.
E encontramos esse amor somente em Deus (A Fonte de todo Amor, em sua essência), que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem. (Jo. 3:16)

Portanto, precisamos, ir à Fonte e permitir que o ingrediente especial desta fonte seja derramado em nossos corações e, assim, seremos capazes de amar o nosso próximo e a empatia será um sentimento natural em nossas vidas.


Um comentário:

  1. Amei esse post, é de sua autoria? Gostaria de saber se posso usar para um folder na igreja.

    Muito obrigada, Deus a abençoe.
    fernandatguimaraes@hotmail.com

    ResponderExcluir